sábado, 28 de março de 2009

A 1º FOTOGRAFIA DE UM "CRIME"

Secondo Pia, em 1890

Secondo Pia, foi um advogado italiano e fotógrafo amador. Ele é mais conhecido por tirar as primeiras fotografias do Sudário de Turim, em 28 de maio de 1898. A imagem obtida a partir da mortalha que ele tenha sido aprovado pela Igreja Católica Romana, como parte da devoção ao Santo Rosto de Jesus.

Pia nasceu, no Piemonte, e embora ele era um advogado, que ele estava interessado em arte e ciência, e tanto quanto no início de 1870 começou a explorar as novas tecnologias da fotografia. Em 1890 ele foi um vereador da cidade de Turim e um membro da Amateur Fotografos' Club. Ele era um conhecido fotógrafo de Turim e de exemplos de suas outras fotografias são agora parte da coleção histórica na Turim Cinema Museum. Ele também pode ser considerado um pioneiro no campo da fotografia para a utilização de lâmpadas eléctricas elétrica no 1890, uma vez que lâmpadas eléctricas foram uma novidade no final do século XIX, inventadas por Thomas Edison em 1879.


Negativo de parte do Sudário, por Secondo Pia em 1898


A 28 de Maio de 1898, o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia ao sudário e constatou que o negativo da fotografia assemelhava-se a uma imagem positiva do homem, o que significava que a imagem do sudário era, em si, um negativo. Esta descoberta lançou o mote para uma discussão científica que ainda hoje permanece aberta: o que representa o sudário?